Aqui nasceu a nobreza do samba

Daniel Cunha -

Foto da fachada do edifício Noel Rosa, que atualmente está localizado no espaço onde era o chalé em que o "poeta da Vila" nasceu


Noel Rosa nasceu em um chalé na rua Teodoro Silva nº 30, no bairro de Vila Isabel, no dia 11 de dezembro de 1911 e lá morreu, em 4 de maio de 1937. Hoje, sua casa já não existe mais e a numeração mudou para nº 392. Em 1956, foi construído no local um edifício em homenagem ao poeta da Vila.

Segundo José Gerônimo, porteiro do Edifício Noel Rosa há 39 anos, todos os moradores tem muito orgulho da história do local e apesar do chalé não existir mais, a obra de Noel é eterna.

Segundo Claudia Paiva, moradora do terceiro andar do edifício, é uma pena que as antigas casas da rua não tenham sido preservadas.

- “Se a casa de Noel não tivesse sido demolida, hoje com certeza seria um patrimônio nacional e local de visitas. Meu pai, Antônio Paiva, que comprou o apartamento, desde jovem cantava as músicas do Poeta da Vila, assim acabei me tornando uma grande admiradora.”

Noel Rosa

Noel Rosa foi um marco na música popular brasileira. Um dos responsáveis pelo samba moderno e por ter trazido o samba as rádios, além de aproximar o samba do morro com o asfalto. Suas letras são atuais até hoje, assim como os textos de Shakespeare, pois tratam de temas inerentes ao ser humano. Apesar disso, o cantor, compositor, bandolinista, violonista ainda é pouco conhecido pela grande maioria das pessoas. Mesmo tendo vivido apenas 26 anos, o suficiente para deixar seu nome entre os maiores do samba carioca, Noel deixou mais de 200 composições gravadas. Entre elas inúmeros clássicos indiscutíveis como "Palpite Infeliz", "Feitiço da Vila", "Conversa de Botequim", "Último Desejo", "Silêncio de um Minuto", "Pastorinhas" e "Com Que Roupa?". Em 2010, se estivesse vivo, Noel Rosa completaria 100 anos. Para comemorar esta data decidimos fazer este blog em sua homenagem.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Enfeitiçados...

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
BannerFans.com

Feitiço do Noel no seu Site!

Quer colocar o Banner do Feitiço do Noel, igual ao acima, no seu Blog?
Copie o código e cole em uma nova caixinha de HTML-JavaScript, e pronto, um Banner que linka você direto com o Feitiço do Noel!

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
 
▲ TOPO ▲