Ilustres cantores brasileiros que gravaram o “Poeta da Vila”.

Aline Balieiro, Rafael Ferreira e Pedro Ferreira -

Na Década de 60, Maria Bethânia após grande sucesso com o show “Opinião” ao lado de Zé Kéti e João do Vale, e de gravar o primeiro LP, a “Abelha-Rainha” lança um triplo só de voz e violão intitulado: Bethânia canta Noel.

Todas essas faixas estão reunidas nesta coletânea que traz ainda um registro ao vivo de seu primeiro sucesso, "Carcará", realizado em 66, e novos arranjos com orquestra das mesmas gravações do compacto de Noel, realizadas 25 anos depois pelo maestro José Briamonte.

Inúmeros artistas o louvam até hoje, Agenor de Oliveira, cantor e compositor carioca, reconhecido como um dos melhores intérpretes da obra de Noel Rosa, presta a merecida reverência ao mestre com a gravação do CD"Agenor de Oliveira canta Noel Rosa", lançado em 98 e indicado para o Prêmio Sharp de Música de 1999. Produção independente apresenta novas leituras de 13 das mais conhecidas composições de Noel.

Não são apenas celebridades que aclamam o mestre, cidades como a de Volta Redonda, em seu aniversário, no ano de 2007, fez uma linda festa e os músicos regionais fizeram um arranjo surpreendente com o repertório completo, dividido em quatro partes, “Volta Redonda Canta Noel Rosa - 70 Anos de Saudade” reservou espaço para clássicos do mestre, entre eles, “Com Que Roupa?”, “Palpite Infeliz”, “Pierrot Apaixonado” (em parceria com Heitor dos Prazeres) e “Amor de Parceria”.

Cria da Vila teve sua primeira gravação em 1929, quando o compositor estava com 19 anos. E a última, em 1937, quando tinha 26 anos de idade. Teve apenas sete anos para dizer o que pretendia e morreu numa idade em que a grande maioria dos compositores está iniciando a carreira - diz Môa.


O secretário lembra que são 70 anos de saudade: “O mais notável em Noel é que ele teve muito pouco tempo, no entanto, compôs músicas que impressionaram pela beleza e criaram uma nova linguagem para a música popular brasileira. Estaremos mostrando um pouco de sua obra através de 18 artistas de Volta Redonda, será uma oportunidade única para a população poder conhecer um pouco de sua obra”. Em 1929, escreveu as suas primeiras composições, a embolada “Minha Viola” e a toada “Festa no Céu”, gravada por ele no ano seguinte pela Parlophon. Ainda em 1930, pela Parlophon, gravou para o Carnaval o samba “Com Que Roupa?”, vendendo 15 mil cópias! Foi um ano pródigo em produções, com mais de 20 músicas compostas, entre as quais, “Cordiais Saudações”, “Agora” e “Quem Dá Mais?”.

Tinha no improviso seu ponto forte, fazia uma “sintonia” muito grande com a platéia que o aplaudia sempre que usava de rimas precisas para completar o que ele chamava afetivamente de samba.

Seu carisma transpassa a barreira carioca, em 2006 no Teatro da Caixa,Paraná, cantores locais lançaram um cd comemorativo, cantando a trajetória do poeta. Muitos artistas lançaram cds comemorativos com músicas do poeta, entre eles: Ivan Lins, Maria Rita, Nélson Gonçalves, Martinho e Mart’nália, Beth Carvalho entre outros.

Noel Rosa

Noel Rosa foi um marco na música popular brasileira. Um dos responsáveis pelo samba moderno e por ter trazido o samba as rádios, além de aproximar o samba do morro com o asfalto. Suas letras são atuais até hoje, assim como os textos de Shakespeare, pois tratam de temas inerentes ao ser humano. Apesar disso, o cantor, compositor, bandolinista, violonista ainda é pouco conhecido pela grande maioria das pessoas. Mesmo tendo vivido apenas 26 anos, o suficiente para deixar seu nome entre os maiores do samba carioca, Noel deixou mais de 200 composições gravadas. Entre elas inúmeros clássicos indiscutíveis como "Palpite Infeliz", "Feitiço da Vila", "Conversa de Botequim", "Último Desejo", "Silêncio de um Minuto", "Pastorinhas" e "Com Que Roupa?". Em 2010, se estivesse vivo, Noel Rosa completaria 100 anos. Para comemorar esta data decidimos fazer este blog em sua homenagem.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Enfeitiçados...

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
BannerFans.com

Feitiço do Noel no seu Site!

Quer colocar o Banner do Feitiço do Noel, igual ao acima, no seu Blog?
Copie o código e cole em uma nova caixinha de HTML-JavaScript, e pronto, um Banner que linka você direto com o Feitiço do Noel!

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
 
▲ TOPO ▲