Noel nas Redes Sociais

Priscilla Vitor e Leandro Gonçalves -

Não é novidade pra ninguém que com o advento da internet, um conjunto de benefícios se inseriram na vida pessoal e profissional das pessoas. Compartilhamos informações, trocamos ideias e opiniões sobre determinados assuntos e, literalmente, nos comunicamos com o mundo.

Com a explosão das redes sociais na vida de cada um, além de expormos nossa vida, podemos manifestar de maneira criativa também, a história de quem admiramos.

Noel Rosa quebrou barreiras. Não se encontra apenas no google, wikipédia e derivados. No orkut, por exemplo, se buscarmos comunidades sobre o poeta encontraremos nada mais nada menos que 64 delas (dados obtidos em novembro de 2009) com variados temas e debates envolvendo o cantor. No facebook, duas comunidades retratam o sambista.

Sabendo disso, o blog entrou em contato com o criador da maior comunidade sobre o poeta na rede social mais popular da internet: o orkut.

Flávio Cortez criou a comunidade em maio de 2004. Atualmente 31.047 membros fazem parte do site (lembrando que os números sofrem alterações constantemente), freqüentemente atualizado com posts variados sobre o cantor, que mesmo com uma breve passagem no mundo da mpb, deixa vestígios de sua música até hoje.


Comunidade criada por Flávio

Feitiço - Você é fã do Noel há quanto tempo? Como teve conhecimento da sua carreira e suas músicas, visto que você tem 24 anos, ou seja, vem de uma geração mais jovem, onde a música popular brasileira antiga não é tão disseminada?

FC - Eu sou fã de Noel há uns seis anos. Conheci o sambista através de outros artistas, numa espécie de "ponte". Conheci primeiro Elis, que me apresentou Milton e Jobim, que me apresentou Gal, Caetano... e nessa ponte acabei conhecendo Aracy e Noel, ou seja, precisei de artistas de gerações posteriores para chegar até ele. Acredito que esse é o grande problema para a expansão da obra do Noel, junto aos jovens. Falta informação e divulgação.

Feitiço - A comunidade existe desde 2004 e atualmente possui 31.047 membros. Por que, entre tantas outras, decidiu criá-la?

FC – Na época, achei um absurdo não ter nenhuma comunidade dele no orkut. E justamente para ajudar na divulgação, me senti obrigado a criá-la. Além, claro, de prestar uma homenagem ao grande artista.

Feitiço - Após a criação da mesma, chegou a imaginar que ela pudesse fazer tanto sucesso, sendo a primeira da lista na procura por comunidades do Poeta da Vila?

FC – Confesso que não. Até mesmo porque tantas outras comunidades, de artistas muito mais contemporâneos ou de apelo geral, não têm o mesmo número de membros. Eu só posso ficar contente com isso.

Feitiço - Possui alguma música do Noel que tenha sido tema de algum momento da sua vida? Se sim, qual?

FC – Muitas. Não consigo citar uma única. Sempre aparece uma ou outra, nessa ou naquela versão, para fazer parte do meu cotidiano.

Feitiço - Considera Noel um gênio atemporal da mpb?

FC – Sem dúvidas. A herança artística dele é muito rica. A influência é clara. Seja em grandes artistas, como Chico Buarque, ou naqueles que estão começando.

Feitiço - Noel Rosa x Wilson Batista. Acredita que a polêmica gerada entre os dois sambistas, felizmente gerou uma grande herança para a cultura brasileira?

FC – Com certeza. A musicalidade e o espírito criativo que os dois artistas usaram para compor as canções, do famoso embate, não só enriqueceu a obra deles, como se tornou um legado para a música brasileira.

Feitiço - Com você, onde anda Noel Rosa? Em algum cd/coletânea dentro de casa, mp4 ou esporadicamente, entre um dia ou outro no media player?

FC – Sempre no iPod. E em casa, em discos.

Feitiço - O que você tem de Noel?

FC – A boêmia.

Noel Rosa

Noel Rosa foi um marco na música popular brasileira. Um dos responsáveis pelo samba moderno e por ter trazido o samba as rádios, além de aproximar o samba do morro com o asfalto. Suas letras são atuais até hoje, assim como os textos de Shakespeare, pois tratam de temas inerentes ao ser humano. Apesar disso, o cantor, compositor, bandolinista, violonista ainda é pouco conhecido pela grande maioria das pessoas. Mesmo tendo vivido apenas 26 anos, o suficiente para deixar seu nome entre os maiores do samba carioca, Noel deixou mais de 200 composições gravadas. Entre elas inúmeros clássicos indiscutíveis como "Palpite Infeliz", "Feitiço da Vila", "Conversa de Botequim", "Último Desejo", "Silêncio de um Minuto", "Pastorinhas" e "Com Que Roupa?". Em 2010, se estivesse vivo, Noel Rosa completaria 100 anos. Para comemorar esta data decidimos fazer este blog em sua homenagem.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Enfeitiçados...

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
BannerFans.com

Feitiço do Noel no seu Site!

Quer colocar o Banner do Feitiço do Noel, igual ao acima, no seu Blog?
Copie o código e cole em uma nova caixinha de HTML-JavaScript, e pronto, um Banner que linka você direto com o Feitiço do Noel!

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
 
▲ TOPO ▲