No Ceará "Coral de Artes Cênicas" do IFCE homenageia Noel Rosa

Natália Bittencourt -
O Coral de Artes Cênicas do Instituto Federal do Ceará (antigo CEFETCE) apresenta nesta quinta e sexta-feira (27 e 28), às 19h, no Theatro José de Alencar ( Sala Nadir Papi Saboya), o espetáculo A Noiva e o Condutor, uma adaptação da novela radiofônica de Noel Rosa, A Noiva do Condutor. Com esse trabalho já selecionado para o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, o grupo homenageia um dos maiores sambistas da história da MPB em seu centenário de nascimento e dá continuidade à programação comemorativa aos 100 anos do IFCE em 2010.

O musical A Noiva e o Condutor conta a história de Helena, moça que sonha em se casar com um rapaz abastado, mas quase é traída pela paixão, quando conhece Joaquim. A opereta original foi criada em 1935, com músicas compostas por Noel Rosa e Arnold Gluckmann evidenciando um olhar crítico sobre a sociedade em que viviam. Alegre e divertido, o espetáculo dá uma nova roupagem à opereta - gravada em 1986 por Marília Pera e Grande Othelo- e apresenta clássicos do samba, como Com que Roupa Eu Vou, e outras canções menos populares, como Tudo nos Une.




Grupo

O coral é composto por 23 integrantes, dentre atores, instrumentistas e 12 vozes, que compõem o coro da radionovela. Com direção geral de Aldrey Rocha, produção de Aline Campelo e Natália Régia, figurinos de Amidete Aguiar e iluminação de Ciel de Carvalho, A Noiva e o Condutor é fruto de pesquisa do grupo criado em 2007 por alunos do curso superior tecnológico de Artes Cênicas do campus de Fortaleza, hoje Licenciatura em Teatro do IFCE. A proposta é inovar a cena cultural integrando linguagens artísticas diferentes, porém complementares : canto, interpretação e dança.


A personagem Helena


A personagem Joaquim


A personagem dr. Henrique


A personagem Henriqueta Macêdo Façanha Bourbon


Elenco como os Habitantes de Cascadura


Além do TJA, o Coral de Artes Cênicas do IFCE já tem pauta, em junho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e , em julho, em Blumenau, onde representa o Ceará no Festival Internacional de Teatro Universitário da cidade, entre 09 e 17 de julho.


A Noiva e o Condutor- espetáculo do Coral de Artes Cênicas do IFCE
Dias: 27 e 28 de maio
Horário: 19h
Local: Theatro José de Alencar / Sala Nadir Papi Saboya(Praça José de Alencar, s/nº-Centro)
Ingressos: R$10,00(inteira), R$ 5,00(meia)
Censura Livre
Mais informações: Aldrey Rocha – (85) 8822.6416

Fonte: Assessoria de Imprensa do IFCE
► Leia mais...

Espetáculo "EN’CANTA NOEL" essa semana em Petrópolis - RJ

Natália Bittencourt -

“Só se vive uma vez. A vida

não tem segunda parte.”

Noel Rosa

Esta semana, a Cidade Imperial se torna ainda mais musical, quando os versos do “poeta da Vila” Noel Rosa estarão tomando 3 diferentes espaços da cidade, no espetáculo teatral “En’Canta Noel”, com texto e produção cultural de Catarina Maul, no elenco os músicos Guido Martini, Norton Ribeiro, Yuri Garrido e Tartaruga, além de direção teatral, cenografia e participação de Diego Montes.

As 3 apresentações dessa semana se darão em espaços diferentes:

· Dia 26, quarta-feira, às 20h, no Colégio Rui Barbosa

· Dia 28, sexta-feira, às 20h, no Sesc Nogueira

· Dia 29, sábado, às 19h, no Shopping Vilarejo, em Itaipava

Das três apresentações, a única aberta ao público é a de sábado, que conta, inclusive, com entrada franca. Uma grande oportunidade para saber sobre e ouvir Noel.

De cunho totalmente cultural e com o principal objetivo de valorizar a história da Música Popular Brasileira, o projeto encontrou em grandes artistas da cidade, o elenco perfeito para a apresentação feita de teatro, canção, poesia e muitos dados biográficos e históricos.

O motivo é o centenário do ícone Noel Rosa, personagem de um momento muito importante para a proliferação do samba urbano do Rio de Janeiro nas décadas de 20 e 30.

A produtora cultural e pedagoga Catarina Maul tem feito, durante os últimos 10 anos, vários trabalhos de pesquisa e enaltecimento à Música Popular Brasileira, portanto, o sonho de escrever esse texto nasceu na primeira divulgação sobre o centenário de Noel.

Os parceiros de sonhos foram pensados com cuidado, e todos aceitaram o convite de pronto.

Para dar um foco informativo ao espetáculo, o músico e professor de História Norton Ribeiro, palestrante e pesquisador no quesito “História do Samba Carioca” tem sido de suma importância. Na peça é o ator que interpreta o personagem “doutor”, mas nos bastidores situa o texto no que se confere à política da época, ao palavreado utilizado nos anos 40, assim como situações que mudaram o contexto do Rio e do Brasil.

Já para engrandecer a parte musical, nomes renomados como o de Guido Martini, que divide a direção musical com Norton Ribeiro, assim como domina quase toda a parte vocal das canções do espetáculo,e dos Percussionistas Yuri Garrido e Tartaruga, conferem ao espetáculo o respeito total à obra de Noel Rosa.

Para o segundo semestre o espetáculo já conta com agenda no Palácio de Cristal e no Theatro D. Pedro, mas essa semana o encontro fica marcado no Shopping Vilarejo, no próximo sábado, a partir das 19h.


O projeto conta com o apoio cultural da Prefeitura de Petrópolis, Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, do blog Feitiço do Noel, da Werner Tecidos, do Supermercado Multimix e da empresa Comunicação Livre.

Fonte:

Catarina Maul
(24) 2243-6302
(24) 9266-8031
catarinamaul@globo.com

► Leia mais...

Noel amanhã na TV Gazeta

Natália Bittencourt -

O cantor Roberto Seresteiro e o grupo Regional Imperial vão participar do programa "Mulheres", da TV Gazeta, amanhã (18/05), homenageando Noel Rosa.
Serão apresentadas destaques do repertório de Noel, além de curiosidades sobre a vida e a obra do artista.

O Grupo Regional Imperial é formado por João Camarero (violão de 7 cordas), Junior Pita (violão), Lucas Arantes (cavaquinho) e Rafael Toledo (pandeiro), além da participação especial de Márcio Modesto (flauta).


O Programa "Mulheres" é exibido pela TV Gazeta ao vivo, das 14h às 17h45.
Assista ao video de Roberto Seresteiro cantando Noel:
Fonte Agenda do Samba & Choro
Foto Myspace do Regional Imperial
► Leia mais...

Chorinho em Pernambuco homenageia Noel Rosa

Natália Bittencourt -


O grupo de choro da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o Flor de Maracujá, fará uma apresentação no próximo dia 27, às 17h, em homenagem ao nosso grande Noel Rosa. O show acontecerá no campus da universidade, no hall do bloco G, em frente ao “Café com Quê?”.

O show terá uma hora de apresentação, e seus integrantes, além de interpretarem as músicas de Noel, faram uma passagem histórica sobre o artista tocando 15 dos seus maiores clássicos em ordem cronológica de criação.


O Flor de Maracujá é composto por alunos e funcionários da Unicap, com a voz de Marina Duarte e com a banda, composta por cavaquinho, violão de seis e sete cordas, clarinete e percussão.



  • UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - Unicap
    Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 (81) 2119-4000

Fonte Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco

► Leia mais...

Martinho da Vila e o poeta maior da Vila Isabel

Natália Bittencourt - Luiza de Sá/Equipe Biscoito Fino -

Há muito o que se dizer de Noel Rosa. Um dos maiores arquitetos do samba, que caminhou da cidade ao morro para beber nas fontes de outros tão grandiosos como Cartola e Ismael Silva e transformar para sempre um dos estilos brasileiros mais conhecidos do mundo.

Como bem disse Paulinho da Viola: “Noel Rosa é o pioneiro de uma forma, na qual a poesia popular, altamente sofisticada, embora saindo de maneira simples, junta-se a uma melodia sofisticada, de grande refinamento, dando a suas composições uma dimensão poucas vezes atingida na história da nossa música popular”.

noel rosa

Este nobre e imortal compositor brasileiro foi material de pesquisa para o departamento de Letras da PUC-Rio, que convidou Martinho da Vila pra gravar algumas composições do grande mestre com o objetivo de ilustrar auditivamente um trabalho que reuniria uma série de ensaios sobre Noel.

Foi a partir daí que o caminho se trilhou para a confecção de Poeta da Cidade – Martinho canta Noel, álbum recém lançado pela Biscoito Fino e que comemora os 100 anos do nascimento do “filósofo do samba”.

Dada a magnitude da tarefa de explorar um cancioneiro como o de Noel – que apesar de apenas 8 anos como compositor produziu efusivamente – Martinho, juntamente com seu produtor e arranjador Rildo Hora, definiram um recorte para o trabalho: Somente composições da lavra de Noel, sem parcerias. Mas como toda regra tem exceção, adentrou escapulida a canção Filosofia, feita com André Filho.

Assim brotaram, entre tantas pérolas, as 14 faixas gravadas por Martinho. [Veja todas aqui] E pra dar corpo a este projeto, Martinho convidou suas filhas Mart’nália (que canta em Minha Viola e Rapaz Folgado) Analimar (que participa em Coisas Nossas e Quando o Samba Acabou) e Maíra Freitas (que surpreende em Último Desejo).

Além delas, pra completar as vozes femininas, Ana Costa (que marca presença em Século do Progresso e Eu vou pra Vila), Aline Calixto (em Fita Amarela e O x do Problema) e a filha do maestro Rildo, Patrícia Hora, que colore os vocais em Três Apitos.

Enfim, Poeta da Cidade proporciona o ‘encontro’ de dois sambistas da Vila Isabel, um de agora e um de outrora. E que belo encontro!

martinho poeta da cidade1
Leve pra ouvir em casa!

Ouça e assista a trechinhos dos bastidores da gravação aqui:




Fonte Blog Biscoito Fino
► Leia mais...

MÚSICA - 100 anos de Noel Rosa

Natália Bittencourt -

Em homenagem ao centenário do compositor Noel Rosa, que completaria 100 anos em dezembro de 2010, a Som Livre lança o CD Noel Rosa - 100 Anos de Celebração. A coletânea reúne grandes sucessos do sambista interpretados por nomes como Chico Buarque, Martinho da Vila, Caetano Veloso, Baden Powell, Zeca Pagodinho entre muitos outros.

(BR Press) - Coletânea reúne grandes sucessos do sambista carioca na voz de Chico Buarque, Zeca Pagodinho e outros.

Das célebres parcerias, o disco traz músicas compostas por Noel ao lado de Francisco Alves, João de Barro, João Mina, André Filho e Vadico. Onde Está a Honestidade? e Adeus aparecem, respectivamente, em gravação de Beth Carvalho para seu disco Pandeiro e Viola (1975), e em versão de Toquinho e Vinicius para o álbum Vinicius/ Toquinho (1975).

Chico

O samba De Babado, composto por Noel e João Mina, e gravado em 1936 com Marília Batista e acompanhamento de Pixinguinha e sua orquestra, entra para a coletânea nas vozes de Alcione e João Nogueira. Chico Buarque canta Filosofia, criada por Noel e André Filho em 1933, e regravada por Chico para seu disco Sinal Fechado (1974).

Noel Rosa é um dos mais importantes nomes da história da música brasileira. Em cerca de sete anos de uma prolífica carreira musical, o sambista carioca compôs 259 canções. Suas letras atravessaram gerações e ainda hoje são reconhecidas como obras-primas.

fonte (BR Press)

► Leia mais...

Noel na Academia Brasileira de Letras

Natália Bittencourt -

A Academia Brasileira de Letras (ABL) escalou 'Noel Rosa' para o tema do mês de novembro em seu Projeto 'Brasil, brasis', em que renomados profissionais palestram sobre um tema específico.

No dia 25/11 o evento "Noel Rosa, um palpite feliz" contará com a presença de Aldir Blanc, Carlos Didier, Ricardo Prado, Sérgio Cabral e Luiz Paulo Horta. A entrada é franca e será realizado na sede da ABL, no Rio de Janeiro.

Clique aqui e veja a agenda completa de 2010.

  • ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
  • Av. Presidente Wilson 203, Castelo CEP 20030-021 Rio de Janeiro RJ Tel.: (21) 3974-2500 / www.academia.org.br
► Leia mais...

Só tem malandro nesse samba

Natália Bittencourt -

Conservação e ordem pública desafinam na terra de Noel

POR BRUNA TALARICO

Moradores denunciam que bairro da Zona Norte convive com ausência do poder público: buracos em calçadas, falta de iluminação e de coleta de lixo, moradores de rua e estacionamento irregular são alguns dos problemas

Rio - Para quem mora em Vila Isabel, o bairro de Noel Rosa está mais para terra de ninguém. Nem a partitura de seus sambas, que decora as calçadas do Boulevard 28 de Setembro, resistiu ao descaso: com a falta de conservação, notas Ré viraram Mi e hoje soam como o dó sentido por moradores que enviaram carta à seção Conexão Leitor, de O DIA. Fradinhos quebrados, estacionamento irregular, lixo nas ruas e falta de iluminação pública são outros dos ‘versos desafinados’ de lá.


Um dos mais importantes patrimônios da Vila é a calçada com partituras de canções de Noel | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

As calçadas de pedras portuguesas serão restauradas no 2º semestre, segundo o secretário de Conservação, Carlos Osório.

  • Retrato em números:
20 é Número de canções de Noel Rosa (1910-1937), ícone maior de Vila Isabel, reproduzidas nas calçadas do Boulevard 28 de Setembro, que sofrem com a falta de conservação e têm, hoje, as partituras desconfiguradas pelo descaso.

fonte Agência O Dia

Clique aqui e leia a matéria na integra.
► Leia mais...

Noel Rosa

Noel Rosa foi um marco na música popular brasileira. Um dos responsáveis pelo samba moderno e por ter trazido o samba as rádios, além de aproximar o samba do morro com o asfalto. Suas letras são atuais até hoje, assim como os textos de Shakespeare, pois tratam de temas inerentes ao ser humano. Apesar disso, o cantor, compositor, bandolinista, violonista ainda é pouco conhecido pela grande maioria das pessoas. Mesmo tendo vivido apenas 26 anos, o suficiente para deixar seu nome entre os maiores do samba carioca, Noel deixou mais de 200 composições gravadas. Entre elas inúmeros clássicos indiscutíveis como "Palpite Infeliz", "Feitiço da Vila", "Conversa de Botequim", "Último Desejo", "Silêncio de um Minuto", "Pastorinhas" e "Com Que Roupa?". Em 2010, se estivesse vivo, Noel Rosa completaria 100 anos. Para comemorar esta data decidimos fazer este blog em sua homenagem.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Enfeitiçados...

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
BannerFans.com

Feitiço do Noel no seu Site!

Quer colocar o Banner do Feitiço do Noel, igual ao acima, no seu Blog?
Copie o código e cole em uma nova caixinha de HTML-JavaScript, e pronto, um Banner que linka você direto com o Feitiço do Noel!

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
 
▲ TOPO ▲