Samba na Cinemateca

Natália Bittencourt -

No dia 31 de agosto de 2010, a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, irá apresentar uma programação cheia de ginga e malandragem, é o Cine Samba.

A entrada é gratuita!
PROGRAMAÇÃO

31.08 TERÇA
SALA CINEMATECA PETROBRAS

18h00 CINE SAMBA
FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES


CINE SAMBA
ter 31 18h00

Martinho da Vila Paris 1977, de Ari Cândido Fernandes
São Paulo, 1977, 16mm, cor, 8’ Exibição em DVD
O filme registra a passagem do cantor e compositor carioca Martinho da Vila por Paris, em 1977, durante uma turnê de apresentações.


Noel por Noel, deRogério Sganzerla
Rio de Janeiro, 1981, 35mm, cor, 10’ Exibição em DVD
Ensaio documental sobre a música e o tempo de Noel Rosa, com colagens de imagens de arquivo, fotografias de época e filmagens de blocos carnavalescos em Vila Isabel.


Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba, deRicardo Dias e Thomaz Farkas
São Paulo, 2006, 16mm, cor/pb, 10’ Exibição em DVD
Em abril de 1954, Thomaz Farkas filmou, com uma câmera 16mm movida a corda, uma apresentação de Pixinguinha com músicos da Velha Guarda, no parque do Ibirapuera, em São Paulo, durante a comemoração do IV Centenário da cidade. O material se perdeu e foi reencontrado 50 anos depois. O filme recupera o material e conta essa história.

Com que roupa?, de Ricardo Van Steen
Rio de Janeiro, 1996, 35mm, pb, 18’ Exibição em DVD
Um dia na vida de um compositor. Entre brigas de bar, más notícias sobre sua saúde e desencontros com a namorada, Noel Rosa compôs o samba “Com que roupa?”


A Cinemateca Brasileira, desde 2004, mantém em sua programação um espaço permanente para o curta-metragem brasileiro, em sessões gratuitas todas as terças-feiras e sábados, às 18h00. Em agosto, o projeto continua a exibir filmes lançados recentemente pela Programadora Brasil, projeto da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, desenvolvido pela Cinemateca Brasileira em parceria com o Centro Técnico Audiovisual (CTAv), que disponibiliza filmes e vídeos brasileiros em DVD para circuitos de exibição não-comercial.
Não indicado para menores de 14 anos

ENTRADA FRANCA

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Próximo à estação Vila Mariana do Metrô
Informações (11) 3512 6111 (r. 215)

Fonte: http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=50

Noel Rosa

Noel Rosa foi um marco na música popular brasileira. Um dos responsáveis pelo samba moderno e por ter trazido o samba as rádios, além de aproximar o samba do morro com o asfalto. Suas letras são atuais até hoje, assim como os textos de Shakespeare, pois tratam de temas inerentes ao ser humano. Apesar disso, o cantor, compositor, bandolinista, violonista ainda é pouco conhecido pela grande maioria das pessoas. Mesmo tendo vivido apenas 26 anos, o suficiente para deixar seu nome entre os maiores do samba carioca, Noel deixou mais de 200 composições gravadas. Entre elas inúmeros clássicos indiscutíveis como "Palpite Infeliz", "Feitiço da Vila", "Conversa de Botequim", "Último Desejo", "Silêncio de um Minuto", "Pastorinhas" e "Com Que Roupa?". Em 2010, se estivesse vivo, Noel Rosa completaria 100 anos. Para comemorar esta data decidimos fazer este blog em sua homenagem.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Enfeitiçados...

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
BannerFans.com

Feitiço do Noel no seu Site!

Quer colocar o Banner do Feitiço do Noel, igual ao acima, no seu Blog?
Copie o código e cole em uma nova caixinha de HTML-JavaScript, e pronto, um Banner que linka você direto com o Feitiço do Noel!

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
 
▲ TOPO ▲