Felipe Salgado e Thiago Terra -
O Mestre Noel Rosa nasceu no dia 11/12/1910, em Vila Isabel, na Rua Teodoro da Silva, Número 30. O menino cresceu amando as ruas, as confusões e a boêmia. Mas foi no Café Vila Isabel, nas madrugadas, que compôs diversos sambas e onde se iniciou na arte das serenatas e serestas. Também foi no balaústre dos bondes que materializava sua irreverência e deboche, características marcantes de sua personalidade.
Em oito anos, Noel Rosa compôs 250 letras e músicas, que atestam a sua genialidade e inventividade, tanto quanto músico quanto letrista. Noel registrou nas suas composições elementos de cunho histórico-cultural dos anos 20 e 30, redefinindo os rumos da música popular brasileira, abrindo caminho para sambistas como Chico Buarque. Sua obra é uma antologia do patrimônio cultural brasileiro.
Nunca deixem de cultivar e contemplar as raízes das tradições da cultura popular brasileira. A arte brasileira é antropofágica, genuína... Noel Rosa foi literalmente o berço do samba, um dos maiores sambistas de todos os tempos. A síntese entre o morro e o asfalto, a marginalidade e a boêmia, marcando seu nome definitivamente na galeria dos maiores artistas que nosso país já produziu. Infelizmente, vivemos num país de memória curta, então temos que eternizar o legado de Noel através de nossa admiração e do esforço da Casa, de contribuir na formação sócio-educacional dos brasileiros. Noel Rosa é “o vanguardista marginal”.
Através do poder inclusivo da arte, o Projeto Berço de Noel visa integrar e educar os cidadãos e moradores de Vila Isabel, incutindo os valores históricos e culturais da região, transformando consciências e um mundo menos excludente e mais harmonioso.
Comente