Programa Entrelinhas, da TV Cultura, homenageia Noel e Adoniram

Natália Bittencourt -

O programa exibe entrevista com Celso de Campos Jr., biógrafo de Adoniran, e com Martinho da Vila, que acaba de lançar o CD Poeta da cidade, em homenagem ao “poeta de Vila Isabel”.


O Entrelinhas deste domingo (5/9) destaca o diálogo entre literatura e música popular e os centenários de Adoniran Barbosa e Noel Rosa em entrevistas com Martinho da Vila e Hermínio Bello de Carvalho. Apresentado por Paula Picarelli, o programa vai ao ar às 21h30, na TV Cultura.

O programa faz uma homenagem aos 100 anos de nascimento dos dois grandes poetas do samba. Na matéria, uma entrevista com Celso de Campos Jr., biógrafo de Adoniran, e outra com o sambista Martinho da Vila, que acaba de lançar o CD Poeta da cidade, em homenagem a Noel, o “poeta de Vila Isabel”. Martinho, que tem dez livros publicados, fala também de sua recente candidatura a uma vaga na Academia Brasileira de Letras – e explica que concorreu como um gesto simbólico pela inclusão de um negro na instituição criada pelo mulato Machado de Assis.

O Entrelinhas mostra ainda um lado pouco conhecido do sambista carioca que é autor de clássicos da música popular brasileira como Alvorada (em parceria com Cartola e Carlos Cachaça) e Doce de Coco (com Jacob do Bandolim). Com uma obra literária que não se confunde com suas letras musicais, Hermínio Bello de Carvalho escreveu vários livros e teve seus poemas selecionados na antologia Embornal.

Em entrevista ao programa, Hermínio fala de sua relação com a poesia de Mário de Andrade, Manuel Bandeira e, sobretudo, Carlos Drummond de Andrade – com quem manteve uma correspondência que será lançada em livro, agora em setembro. Carlos Drummond de Andrade é outro destaque: o programa mostra a edição comemorativa de 80 anos de seu primeiro livros alguma Poesia. O volume reproduz em fac-símile o exemplar que pertenceu ao próprio poeta mineiro, com anotações e correções que seriam incorporadas às edições subsequentes desse marco da literatura brasileira, cujos poemas são a mais perfeita realização das propostas do Modernismo.


Horário de Exibiçao
Inédito: Domingo, 21h30.
Reapresentação: madrugada de terça para quarta à 01h30

Fonte TV Cultura

Noel Rosa

Noel Rosa foi um marco na música popular brasileira. Um dos responsáveis pelo samba moderno e por ter trazido o samba as rádios, além de aproximar o samba do morro com o asfalto. Suas letras são atuais até hoje, assim como os textos de Shakespeare, pois tratam de temas inerentes ao ser humano. Apesar disso, o cantor, compositor, bandolinista, violonista ainda é pouco conhecido pela grande maioria das pessoas. Mesmo tendo vivido apenas 26 anos, o suficiente para deixar seu nome entre os maiores do samba carioca, Noel deixou mais de 200 composições gravadas. Entre elas inúmeros clássicos indiscutíveis como "Palpite Infeliz", "Feitiço da Vila", "Conversa de Botequim", "Último Desejo", "Silêncio de um Minuto", "Pastorinhas" e "Com Que Roupa?". Em 2010, se estivesse vivo, Noel Rosa completaria 100 anos. Para comemorar esta data decidimos fazer este blog em sua homenagem.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Enfeitiçados...

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
BannerFans.com

Feitiço do Noel no seu Site!

Quer colocar o Banner do Feitiço do Noel, igual ao acima, no seu Blog?
Copie o código e cole em uma nova caixinha de HTML-JavaScript, e pronto, um Banner que linka você direto com o Feitiço do Noel!

pegue a sua no TemplatesdaLua.com
 
▲ TOPO ▲