Natália Bittencourt -
“Só se vive uma vez. A vida
não tem segunda parte.”
Noel Rosa
Esta semana, a Cidade Imperial se torna ainda mais musical, quando os versos do “poeta da Vila” Noel Rosa estarão tomando 3 diferentes espaços da cidade, no espetáculo teatral “En’Canta Noel”, com texto e produção cultural de Catarina Maul, no elenco os músicos Guido Martini, Norton Ribeiro, Yuri Garrido e Tartaruga, além de direção teatral, cenografia e participação de Diego Montes.
As 3 apresentações dessa semana se darão em espaços diferentes:
· Dia 26, quarta-feira, às 20h, no Colégio Rui Barbosa
· Dia 28, sexta-feira, às 20h, no Sesc Nogueira
· Dia 29, sábado, às 19h, no Shopping Vilarejo, em Itaipava
Das três apresentações, a única aberta ao público é a de sábado, que conta, inclusive, com entrada franca. Uma grande oportunidade para saber sobre e ouvir Noel.
De cunho totalmente cultural e com o principal objetivo de valorizar a história da Música Popular Brasileira, o projeto encontrou em grandes artistas da cidade, o elenco perfeito para a apresentação feita de teatro, canção, poesia e muitos dados biográficos e históricos.
O motivo é o centenário do ícone Noel Rosa, personagem de um momento muito importante para a proliferação do samba urbano do Rio de Janeiro nas décadas de 20 e 30.
A produtora cultural e pedagoga Catarina Maul tem feito, durante os últimos 10 anos, vários trabalhos de pesquisa e enaltecimento à Música Popular Brasileira, portanto, o sonho de escrever esse texto nasceu na primeira divulgação sobre o centenário de Noel.
Os parceiros de sonhos foram pensados com cuidado, e todos aceitaram o convite de pronto.
Para dar um foco informativo ao espetáculo, o músico e professor de História Norton Ribeiro, palestrante e pesquisador no quesito “História do Samba Carioca” tem sido de suma importância. Na peça é o ator que interpreta o personagem “doutor”, mas nos bastidores situa o texto no que se confere à política da época, ao palavreado utilizado nos anos 40, assim como situações que mudaram o contexto do Rio e do Brasil.
Já para engrandecer a parte musical, nomes renomados como o de Guido Martini, que divide a direção musical com Norton Ribeiro, assim como domina quase toda a parte vocal das canções do espetáculo,e dos Percussionistas Yuri Garrido e Tartaruga, conferem ao espetáculo o respeito total à obra de Noel Rosa.
Para o segundo semestre o espetáculo já conta com agenda no Palácio de Cristal e no Theatro D. Pedro, mas essa semana o encontro fica marcado no Shopping Vilarejo, no próximo sábado, a partir das 19h.
O projeto conta com o apoio cultural da Prefeitura de Petrópolis, Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, do blog Feitiço do Noel, da Werner Tecidos, do Supermercado Multimix e da empresa Comunicação Livre.
Fonte:
Catarina Maul
(24) 2243-6302
(24) 9266-8031
catarinamaul@globo.com
Comente