Patrícia Canuto -
São inúmeros os artistas que regravaram as composições de Noel Rosa. Sendo sambista, cantor, compositor, instrumentista e um grande boêmio, Noel se consagrou como um dos maiores nomes da música brasileira. Esses atributos não passaram despercebidos a nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Emílio Santiago, Nana Caymmi, Leila Pinheiro, Zeca Pagodinho, entre outros, que fizeram questão de dar nova cara à algumas das mais de 300 composições do poeta de Vila Isabel.
Um dos grandes admiradores da obra de Noel é Ivan Lins, compositor e pianista conhecido por sucessos como “Madalena”, “O Amor é o meu País” e “Aos Nossos Filhos”. Em 1997, lançou “Viva Noel – Tributo a Noel Rosa”, CD triplo que abrange as obras mais atemporais de Noel. Segundo o próprio Ivan, "o lançamento fora uma tentativa de tornar contemporânea a obra do artista", como comprovam as faixas "As Pastorinhas", "Onde Está a Honestidade?" e "Com que Roupa?", alguns dos destaques do material.
Assim como diversos músicos e compositores brasileiros, Ivan Lins cresceu ouvindo Noel Rosa e suas canções cedidas a intérpretes como Mário Reis e Aracy de Almeida. A homenagem a Noel ainda o enche de satisfação. E foi antes de começar um show, na Lona Cultural Gilberto Gil, no Rio de Janeiro, que Ivan Lins nos recebeu para comentar a relevância da obra de Noel na música popular brasileira e em sua vida.
Assista ao vídeo da entrevista:
Parte 1 - 6'14''
Parte 2 - 4'59''
http://www.submarino.com.br/produto/2/1979085/cd+ivan+lins:+canta+noel+rosa-+box+3+cds
Produção: Daniel Cunha e Felipe Ribeiro
Comente