MÚSICA - 100 anos de Noel Rosa

Natália Bittencourt -

Em homenagem ao centenário do compositor Noel Rosa, que completaria 100 anos em dezembro de 2010, a Som Livre lança o CD Noel Rosa - 100 Anos de Celebração. A coletânea reúne grandes sucessos do sambista interpretados por nomes como Chico Buarque, Martinho da Vila, Caetano Veloso, Baden Powell, Zeca Pagodinho entre muitos outros.

(BR Press) - Coletânea reúne grandes sucessos do sambista carioca na voz de Chico Buarque, Zeca Pagodinho e outros.

Das célebres parcerias, o disco traz músicas compostas por Noel ao lado de Francisco Alves, João de Barro, João Mina, André Filho e Vadico. Onde Está a Honestidade? e Adeus aparecem, respectivamente, em gravação de Beth Carvalho para seu disco Pandeiro e Viola (1975), e em versão de Toquinho e Vinicius para o álbum Vinicius/ Toquinho (1975).

Chico

O samba De Babado, composto por Noel e João Mina, e gravado em 1936 com Marília Batista e acompanhamento de Pixinguinha e sua orquestra, entra para a coletânea nas vozes de Alcione e João Nogueira. Chico Buarque canta Filosofia, criada por Noel e André Filho em 1933, e regravada por Chico para seu disco Sinal Fechado (1974).

Noel Rosa é um dos mais importantes nomes da história da música brasileira. Em cerca de sete anos de uma prolífica carreira musical, o sambista carioca compôs 259 canções. Suas letras atravessaram gerações e ainda hoje são reconhecidas como obras-primas.

fonte (BR Press)

Noel Rosa

Noel Rosa foi um marco na música popular brasileira. Um dos responsáveis pelo samba moderno e por ter trazido o samba as rádios, além de aproximar o samba do morro com o asfalto. Suas letras são atuais até hoje, assim como os textos de Shakespeare, pois tratam de temas inerentes ao ser humano. Apesar disso, o cantor, compositor, bandolinista, violonista ainda é pouco conhecido pela grande maioria das pessoas. Mesmo tendo vivido apenas 26 anos, o suficiente para deixar seu nome entre os maiores do samba carioca, Noel deixou mais de 200 composições gravadas. Entre elas inúmeros clássicos indiscutíveis como "Palpite Infeliz", "Feitiço da Vila", "Conversa de Botequim", "Último Desejo", "Silêncio de um Minuto", "Pastorinhas" e "Com Que Roupa?". Em 2010, se estivesse vivo, Noel Rosa completaria 100 anos. Para comemorar esta data decidimos fazer este blog em sua homenagem.

Enfeitiçados...

BannerFans.com

Feitiço do Noel no seu Site!

Quer colocar o Banner do Feitiço do Noel, igual ao acima, no seu Blog?
Copie o código e cole em uma nova caixinha de HTML-JavaScript, e pronto, um Banner que linka você direto com o Feitiço do Noel!

 
▲ TOPO ▲