No Ceará "Coral de Artes Cênicas" do IFCE homenageia Noel Rosa

Natália Bittencourt -
O Coral de Artes Cênicas do Instituto Federal do Ceará (antigo CEFETCE) apresenta nesta quinta e sexta-feira (27 e 28), às 19h, no Theatro José de Alencar ( Sala Nadir Papi Saboya), o espetáculo A Noiva e o Condutor, uma adaptação da novela radiofônica de Noel Rosa, A Noiva do Condutor. Com esse trabalho já selecionado para o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, o grupo homenageia um dos maiores sambistas da história da MPB em seu centenário de nascimento e dá continuidade à programação comemorativa aos 100 anos do IFCE em 2010.

O musical A Noiva e o Condutor conta a história de Helena, moça que sonha em se casar com um rapaz abastado, mas quase é traída pela paixão, quando conhece Joaquim. A opereta original foi criada em 1935, com músicas compostas por Noel Rosa e Arnold Gluckmann evidenciando um olhar crítico sobre a sociedade em que viviam. Alegre e divertido, o espetáculo dá uma nova roupagem à opereta - gravada em 1986 por Marília Pera e Grande Othelo- e apresenta clássicos do samba, como Com que Roupa Eu Vou, e outras canções menos populares, como Tudo nos Une.




Grupo

O coral é composto por 23 integrantes, dentre atores, instrumentistas e 12 vozes, que compõem o coro da radionovela. Com direção geral de Aldrey Rocha, produção de Aline Campelo e Natália Régia, figurinos de Amidete Aguiar e iluminação de Ciel de Carvalho, A Noiva e o Condutor é fruto de pesquisa do grupo criado em 2007 por alunos do curso superior tecnológico de Artes Cênicas do campus de Fortaleza, hoje Licenciatura em Teatro do IFCE. A proposta é inovar a cena cultural integrando linguagens artísticas diferentes, porém complementares : canto, interpretação e dança.


A personagem Helena


A personagem Joaquim


A personagem dr. Henrique


A personagem Henriqueta Macêdo Façanha Bourbon


Elenco como os Habitantes de Cascadura


Além do TJA, o Coral de Artes Cênicas do IFCE já tem pauta, em junho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e , em julho, em Blumenau, onde representa o Ceará no Festival Internacional de Teatro Universitário da cidade, entre 09 e 17 de julho.


A Noiva e o Condutor- espetáculo do Coral de Artes Cênicas do IFCE
Dias: 27 e 28 de maio
Horário: 19h
Local: Theatro José de Alencar / Sala Nadir Papi Saboya(Praça José de Alencar, s/nº-Centro)
Ingressos: R$10,00(inteira), R$ 5,00(meia)
Censura Livre
Mais informações: Aldrey Rocha – (85) 8822.6416

Fonte: Assessoria de Imprensa do IFCE

Noel Rosa

Noel Rosa foi um marco na música popular brasileira. Um dos responsáveis pelo samba moderno e por ter trazido o samba as rádios, além de aproximar o samba do morro com o asfalto. Suas letras são atuais até hoje, assim como os textos de Shakespeare, pois tratam de temas inerentes ao ser humano. Apesar disso, o cantor, compositor, bandolinista, violonista ainda é pouco conhecido pela grande maioria das pessoas. Mesmo tendo vivido apenas 26 anos, o suficiente para deixar seu nome entre os maiores do samba carioca, Noel deixou mais de 200 composições gravadas. Entre elas inúmeros clássicos indiscutíveis como "Palpite Infeliz", "Feitiço da Vila", "Conversa de Botequim", "Último Desejo", "Silêncio de um Minuto", "Pastorinhas" e "Com Que Roupa?". Em 2010, se estivesse vivo, Noel Rosa completaria 100 anos. Para comemorar esta data decidimos fazer este blog em sua homenagem.

Enfeitiçados...

BannerFans.com

Feitiço do Noel no seu Site!

Quer colocar o Banner do Feitiço do Noel, igual ao acima, no seu Blog?
Copie o código e cole em uma nova caixinha de HTML-JavaScript, e pronto, um Banner que linka você direto com o Feitiço do Noel!

 
▲ TOPO ▲