Priscilla Vitor e Leandro Gonçalves -
Não é novidade pra ninguém que com o advento da internet, um conjunto de benefícios se inseriram na vida pessoal e profissional das pessoas. Compartilhamos informações, trocamos ideias e opiniões sobre determinados assuntos e, literalmente, nos comunicamos com o mundo.
Com a explosão das redes sociais na vida de cada um, além de expormos nossa vida, podemos manifestar de maneira criativa também, a história de quem admiramos.
Noel Rosa quebrou barreiras. Não se encontra apenas no google, wikipédia e derivados. No orkut, por exemplo, se buscarmos comunidades sobre o poeta encontraremos nada mais nada menos que 64 delas (dados obtidos em novembro de 2009) com variados temas e debates envolvendo o cantor. No facebook, duas comunidades retratam o sambista.
Sabendo disso, o blog entrou em contato com o criador da maior comunidade sobre o poeta na rede social mais popular da internet: o orkut.
Flávio Cortez criou a comunidade em maio de 2004. Atualmente 31.047 membros fazem parte do site (lembrando que os números sofrem alterações constantemente), freqüentemente atualizado com posts variados sobre o cantor, que mesmo com uma breve passagem no mundo da mpb, deixa vestígios de sua música até hoje.
Feitiço - Você é fã do Noel há quanto tempo? Como teve conhecimento da sua carreira e suas músicas, visto que você tem 24 anos, ou seja, vem de uma geração mais jovem, onde a música popular brasileira antiga não é tão disseminada?
FC - Eu sou fã de Noel há uns seis anos. Conheci o sambista através de outros artistas, numa espécie de "ponte". Conheci primeiro Elis, que me apresentou Milton e Jobim, que me apresentou Gal, Caetano... e nessa ponte acabei conhecendo Aracy e Noel, ou seja, precisei de artistas de gerações posteriores para chegar até ele. Acredito que esse é o grande problema para a expansão da obra do Noel, junto aos jovens. Falta informação e divulgação.
Feitiço - A comunidade existe desde 2004 e atualmente possui 31.047 membros. Por que, entre tantas outras, decidiu criá-la?
FC – Na época, achei um absurdo não ter nenhuma comunidade dele no orkut. E justamente para ajudar na divulgação, me senti obrigado a criá-la. Além, claro, de prestar uma homenagem ao grande artista.
Feitiço - Após a criação da mesma, chegou a imaginar que ela pudesse fazer tanto sucesso, sendo a primeira da lista na procura por comunidades do Poeta da Vila?
FC – Confesso que não. Até mesmo porque tantas outras comunidades, de artistas muito mais contemporâneos ou de apelo geral, não têm o mesmo número de membros. Eu só posso ficar contente com isso.
Feitiço - Possui alguma música do Noel que tenha sido tema de algum momento da sua vida? Se sim, qual?
FC – Muitas. Não consigo citar uma única. Sempre aparece uma ou outra, nessa ou naquela versão, para fazer parte do meu cotidiano.
Feitiço - Considera Noel um gênio atemporal da mpb?
FC – Sem dúvidas. A herança artística dele é muito rica. A influência é clara. Seja em grandes artistas, como Chico Buarque, ou naqueles que estão começando.
Feitiço - Noel Rosa x Wilson Batista. Acredita que a polêmica gerada entre os dois sambistas, felizmente gerou uma grande herança para a cultura brasileira?
FC – Com certeza. A musicalidade e o espírito criativo que os dois artistas usaram para compor as canções, do famoso embate, não só enriqueceu a obra deles, como se tornou um legado para a música brasileira.
Feitiço - Com você, onde anda Noel Rosa? Em algum cd/coletânea dentro de casa, mp4 ou esporadicamente, entre um dia ou outro no media player?
FC – Sempre no iPod. E em casa, em discos.
Feitiço - O que você tem de Noel?
FC – A boêmia.
Comente