Noel Rosa x Wilson Batista: briga de sambistas grandes

Vitor Costa -

Noel Rosa e Wilson Batista

Geralmente associamos a palavra “briga” a algo negativo. Mas, nem sempre, uma briga é negativa ou gera maus frutos. Neste programa especial de rádio que produzimos, mergulhamos fundo no confronto musical ocorrido entre Noel Rosa e Wilson Batista, dois grandes sambistas e compositores da década de 30, que na época, por via musical, se atacaram por três anos e deixaram como herança para a cultura brasileira grandes sucessos como “Feitiço da Vila” e “Palpite Infeliz”.

Para saber mais como se deu este conflito, ouvir as músicas geradas no embate musical, além de uma verdadeira relíquia: uma entrevista com Wilson Batista feita por Almirante, compositor, radialista e parceiro de Noel Rosa no grupo “Bando de Tangarás”, clique nos links correspondentes.

Uma boa viagem musical a todos e viva ao feitiço do samba e de Noel!

Parte 1: Noel Rosa x Wilson Batista: O início da briga musical (Duração: 15’34’’)


Parte 2: Noel Rosa x Wilson Batista: O duelo se acirra (Duração: 16’46’’)


Parte 3: Almirante entrevista Wilson Batista – áudio original da época. (Duração: 12’32’’)

Programa especial sobre o conflito musical entre Noel Rosa e Wilson Batista

Apresentação e Produção: Vitor Costa

Co-apresentadores e produtores: Thamiris Travassos, Paulo Roberto, Marllus Batista, Janaína Nogueira e Fábio Augusto.

Colaboradores especiais: Luiz Carlos Lima e Bruno Mendes

Gravado nos estúdios da Oficina da Voz – Praia de Botafogo, 324.

Noel Rosa

Noel Rosa foi um marco na música popular brasileira. Um dos responsáveis pelo samba moderno e por ter trazido o samba as rádios, além de aproximar o samba do morro com o asfalto. Suas letras são atuais até hoje, assim como os textos de Shakespeare, pois tratam de temas inerentes ao ser humano. Apesar disso, o cantor, compositor, bandolinista, violonista ainda é pouco conhecido pela grande maioria das pessoas. Mesmo tendo vivido apenas 26 anos, o suficiente para deixar seu nome entre os maiores do samba carioca, Noel deixou mais de 200 composições gravadas. Entre elas inúmeros clássicos indiscutíveis como "Palpite Infeliz", "Feitiço da Vila", "Conversa de Botequim", "Último Desejo", "Silêncio de um Minuto", "Pastorinhas" e "Com Que Roupa?". Em 2010, se estivesse vivo, Noel Rosa completaria 100 anos. Para comemorar esta data decidimos fazer este blog em sua homenagem.

Enfeitiçados...

BannerFans.com

Feitiço do Noel no seu Site!

Quer colocar o Banner do Feitiço do Noel, igual ao acima, no seu Blog?
Copie o código e cole em uma nova caixinha de HTML-JavaScript, e pronto, um Banner que linka você direto com o Feitiço do Noel!

 
▲ TOPO ▲