Radialista e produtor musical Adelzon Alves fala sobre Noel Rosa

Vitor Costa -

Adelzon Alves durante entrevista ao Feitiço do Noel


O blog Feitiço do Noel foi até aos estúdios da rádio MEC no Rio de Janeiro para conversar com o radialista e produtor musical Adelzon Alves. Profissional do rádio há mais de cinco décadas e profundo conhecedor da autêntica musica popular brasileira, Adelzon já trabalhou nas Rádios Gauiracá e Rádio Cruzeiro do Sulé , ambas de Curitiba, e na Rádio Globo do Rio de Janeiro. Foi produtor musical de nomes como Clara Nunes, João Nogueira, Roberto Ribeiro e Dova Ivone Lara. É notadamente reconhecido por muitos artistas da atualidade como Martinho da Vila, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho e Alcione.


Atualmente em seus programas, tanto na MEC e na Rádio Nacional, valoriza as expressões musicais características de cada estado do Brasil e a MPB de raiz, além de ser um entusiasta do samba. “O amigo da madrugada”, conforme ficou conhecido Adelzon, nos recebeu para um papo descontraído e que acabou rendendo um belo depoimento sobre Noel Rosa e uma verdadeira aula sobre musica e samba.


Vitor Costa, repórter do Feitiço de Noel, com "O amigo da madrugada"

Confira a íntegra do depoimento, divido em quatro partes:


Parte 1:





Parte 2:




Parte 3:




Parte 4:



Noel Rosa

Noel Rosa foi um marco na música popular brasileira. Um dos responsáveis pelo samba moderno e por ter trazido o samba as rádios, além de aproximar o samba do morro com o asfalto. Suas letras são atuais até hoje, assim como os textos de Shakespeare, pois tratam de temas inerentes ao ser humano. Apesar disso, o cantor, compositor, bandolinista, violonista ainda é pouco conhecido pela grande maioria das pessoas. Mesmo tendo vivido apenas 26 anos, o suficiente para deixar seu nome entre os maiores do samba carioca, Noel deixou mais de 200 composições gravadas. Entre elas inúmeros clássicos indiscutíveis como "Palpite Infeliz", "Feitiço da Vila", "Conversa de Botequim", "Último Desejo", "Silêncio de um Minuto", "Pastorinhas" e "Com Que Roupa?". Em 2010, se estivesse vivo, Noel Rosa completaria 100 anos. Para comemorar esta data decidimos fazer este blog em sua homenagem.

Enfeitiçados...

BannerFans.com

Feitiço do Noel no seu Site!

Quer colocar o Banner do Feitiço do Noel, igual ao acima, no seu Blog?
Copie o código e cole em uma nova caixinha de HTML-JavaScript, e pronto, um Banner que linka você direto com o Feitiço do Noel!

 
▲ TOPO ▲