A homenagem que se transformou em desrespeito

Daniel Dantas, Tatiana Braga, Deborah Oliveira e Cristiano Meneses -

É no bairro de Vila Isabel, zona norte carioca, onde podemos encontrar o túnel Noel Rosa. Inaugurado na década de 70, ele faz a ligação entre os bairros de Vila Isabel e Riachuelo. Mas o que era pra ser uma homenagem à vida e obra do artista se tornou um grande desrespeito a sua imagem.

O túnel está completamente abandonado. Buracos no chão, goteiras, falta de iluminação e até lixo são encontrados no local. A placa que sinaliza o início do trajeto foi alvo de pichações e se tornou complicado ler o que está escrito.


Além disso, existe a violência cotidiana que causa pânico nos motoristas que passam por lá. Encostado ao túnel está localizado o morro dos macacos, ponto freqüente da guerra entre traficantes. Muitos motoristas evitam pegar esse caminho devido a assaltos e balas perdidas que já fizeram muitas vítimas nesse lugar. A falta de policiamento e a escuridão no interior proporcionam um ambiente ideal para a ação de bandidos.


Como foi dito, o asfalto está esburacado e sempre molhado, devido ao problema de goteiras que nunca é solucionado. O estudante de engenharia da UFRJ, Rafael Couto, de 26 anos, é morador do bairro de Vila Isabel e atravessa diariamente o túnel. Ele revelou que já presenciou assaltos e também batidas entre carros, causadas pela pista molhada e iluminação precária, o que evidencia a falta de manutenção. Rafael afirma que passar por lá à noite é bastante perigoso, pois não há muita movimentação de carros e nem mesmo de policiais, deixando os motoristas desprotegidos. Ao relacionar a situação do túnel com a imagem de Noel, ele julga ser um descaso com a história do poeta e também com a sociedade, que é quem vêm sofrendo atualmente.

Infelizmente, a degradação do túnel é uma referência negativa à imagem de Noel, que merece ser lembrado e homenageado de uma forma bonita e alegre, devido a tudo que criou e deixou de exemplo.

Na entrada do túnel, a placa pichada e a favela logo acima

Início do trajeto. As goteiras e o lixo no chão mostram a falta de cuidado



Já dentro do túnel, podemos ver os buracos no asfalto
















Noel Rosa

Noel Rosa foi um marco na música popular brasileira. Um dos responsáveis pelo samba moderno e por ter trazido o samba as rádios, além de aproximar o samba do morro com o asfalto. Suas letras são atuais até hoje, assim como os textos de Shakespeare, pois tratam de temas inerentes ao ser humano. Apesar disso, o cantor, compositor, bandolinista, violonista ainda é pouco conhecido pela grande maioria das pessoas. Mesmo tendo vivido apenas 26 anos, o suficiente para deixar seu nome entre os maiores do samba carioca, Noel deixou mais de 200 composições gravadas. Entre elas inúmeros clássicos indiscutíveis como "Palpite Infeliz", "Feitiço da Vila", "Conversa de Botequim", "Último Desejo", "Silêncio de um Minuto", "Pastorinhas" e "Com Que Roupa?". Em 2010, se estivesse vivo, Noel Rosa completaria 100 anos. Para comemorar esta data decidimos fazer este blog em sua homenagem.

Enfeitiçados...

BannerFans.com

Feitiço do Noel no seu Site!

Quer colocar o Banner do Feitiço do Noel, igual ao acima, no seu Blog?
Copie o código e cole em uma nova caixinha de HTML-JavaScript, e pronto, um Banner que linka você direto com o Feitiço do Noel!

 
▲ TOPO ▲